Com certeza você já ouviu que proteger os dados de uma empresa é fundamental para qualquer tipo de negócio.

Independente do porte e segmento da empresa, ela lida com informações confidenciais. O que exige um grau maior de segurança.

Entender a importância de proteger os dados dos seus clientes é indispensável, já que essas informações englobam diversos fatores.

Por isso, vamos falar neste post sobre a importância de proteger os dados da empresa e dos clientes. Nele, você vai aprender os pontos que seguem.

  • O que é segurança da informação e qual sua importância
  • Política de Segurança da Informação
  • Possíveis ameaças à segurança dos dados
  • Dicas para a proteção de dados

Está pronto? Podemos começar? Então vamos lá, aprofundar-nos mais no assunto e entender de uma vez por todas a sua importância.

O que é segurança da informação e qual sua importância

Mesmo que você já saiba, é sempre bom relembrar que a segurança da informação é a proteção de dados e informações de uma empresa, podendo serem confidenciais ou não.

A segurança da informação ainda está relacionada com o armazenamento, a distribuição e o compartilhamento confidencial e disponível dentro de uma corporação.

A segurança da informação é muito importante dentro de uma empresa, pois ela passará aos clientes integridade e confidencialidade.

Tendo sua importância em mente, é preciso criar um planejamento para proteção de dados, o que quer dizer que a empresa precisará investir em infraestrutura e em uma política de segurança que poderá ser baseada na cultura organizacional.

Visto isso, podemos passar para o próximo tópico, onde falaremos sobre a Política de Segurança da Informação. Boa leitura!

Política de Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação ou PSI é um compilado de ações, técnicas e boas práticas sobre o uso seguro de dados.

Podemos dizer em outras palavras que trata-se de um documento ou manual que determina as ações mais importantes dentro da empresa para garantir esse sigilo.

A PSI é que determinará quais hábitos os colaboradores precisam adotar na sua rotina de trabalho.

Portanto, é preciso identificar quais as melhores  práticas para cada setor da empresa, quem serão as pessoas responsáveis e os níveis de acesso de cada usuário dentro do sistema da empresa.

A Política de Segurança da Informação é o primeiro passo para a proteção de dados e será como um guia dentro da corporação.

Afinal, não adianta implementar diversas ferramentas de proteção de dados se não houver o cultivo de uma cultura empresarial em prol da segurança.

Por isso, no próximo tópico vamos analisar as possíveis ameaças à segurança dos seus dados.

Possíveis ameaças à segurança dos dados

As ameaças à segurança dos dados podem ocorrer por meio do uso de sistemas ou aplicativos desatualizados e vulneráveis, pela interceptação de dados por terceiros e até mesmo por ataques de hackers.

Este assunto precisa ser abordado e merece total atenção, pois uma invasão de dados pode ser capaz de acabar com uma empresa.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 60% das pequenas empresas atingidas por vírus ou ameaças aos dados FECHAM AS PORTAS. (Para conferir a matéria completa, clique AQUI).

Portanto, não devemos ignorar a segurança da informação. É necessário estar protegido para, caso venha a acontecer algo, a empresa não saira prejudicada.

Agora está na hora de conhecer dicas para proteger os seus dados e estar sempre preparado para imprevistos.

Dicas para a proteção de dados

E então, já está pensando qual a melhor forma de garantir a segurança da sua empresa? Não se preocupe, separamos cinco dicas que lhe ajudarão a manter sua navegação e seus dados protegidos.

Implemente tecnologias essenciais

O primeiro passo é usar o desenvolvimento tecnológico ao seu favor. Afinal, qualquer empresa utiliza pelo menos uma tecnologia para coletar, armazenar, processar ou analisar informações.

E na segurança de dados não seria diferente. Existem ferramentas que podem auxiliar no sigilo, tais como:

  • assinatura eletrônica;
  • criptografia de dados;
  • antivírus;
  • armazenamento em nuvem;
  • conexões seguras.

Claro que essas ferramentas são apenas dicas, mas cada empresa deve analisar e avaliar qual é a sua necessidade.

Armazene itens na nuvem

Armazenar seus documentos na nuvem pode ser muito benéfico para a empresa, pois além de ter cópias extras de um item, você tem praticidade e segurança no processo de arquivamento.

O armazenamento em nuvem permitirá a proteção de sua informações, bem como o compartilhamento apenas com usuários autorizados.

Além disso, é possível armazenar os dados de maneira remota, através da internet e sem a necessidade de um local físico.

Realize backup

Os backups são excelentes para dispor de todas as informações e evitar consequências de imprevistos que podem ocorrer.

Ainda é comum nos depararmos com perdas de dados dentro de uma empresa, tanto por falha humana como computacional.

Por isso, ao investir na realização de backups, a empresa estará promovendo a seguranças das suas informações.

Vale lembrar que é possível realizar backup na nuvem também.

Projeta suas redes Wi-Fi

Quando não manipulada de maneira adequada, a rede wi-fi pode trazer grandes riscos para a segurança dos negócios.

Se a sua rede sem fio não estiver protegida, é possível invadir o banco de dados, roubar as informações e praticar ações que danificam as informações registradas.

Sabendo disso, podemos entender que é fundamental tomar providências para proteção da sua rede, podendo ser, entre outras, senha forte, com números e letras, para dificultar a descoberta e efetuar o cadastro dos equipamentos autorizados a acessarem a rede Wi-Fi, bloqueando o acesso de pessoas não autorizadas.

Níveis de acesso

Estabelecer níveis de acesso é uma das melhores atitudes que uma empresa deve ter.

Distribua e disponibilize acesso aos processos apenas para quem faz parte de determinado projeto.

Crie protocolos de segurança, mantenha monitorados locais onde soluções são desenvolvidas e se for o caso, instale biometria para controlar o acesso aos computadores.

Reparou como é importante investir na segurança da informação? Agora você já sabe como fazer para proteger seus dados e também percebeu os riscos que pode estar correndo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos.