Contar com uma assistência técnica dentro da empresa pode ser considerado um dos principais fatores na hora de concretizar uma venda.
O trabalho dessa equipe de suporte vai muito além de uma manutenção ao cliente. É praticamente responsável pelo pós-venda.
E nesse sentido, a assistência técnica é extremamente importante, pois um pós-venda bem trabalhado resulta em fidelização.
O contato através de telefone, e-mail ou chat é uma maneira de manter-se perto do seu cliente com um serviço eficiente e prestativo.
É muito importante para a empresa entender o quanto uma assistência técnica pode influenciar no nível de satisfação e na decisão de compra de um cliente.
Pensando nisso, separamos algumas informações sobre assistência técnica que lhe levarão a investir nela hoje mesmo.
O que é uma assistência técnica?
Muitas pessoas têm horror a assistências técnicas, mas não é exatamente assim que deveria funcionar.
Elas existem para auxiliar e satisfazer o cliente. Uma assistência técnica é o estabelecimento que disponibiliza manutenção de serviços ou produtos.
Em outras palavras, se você adquiriu com a empresa um produto ou um serviço e ela conta com uma assistência técnica própria, qualquer problema ou dúvidas sobre a sua compra, serão resolvidas por ela.
Por que uma assistência técnica é importante?
A assistência técnica é muito importante para uma empresa, já que visa a segurança e a eficiência de um produto ou serviço.
O acompanhamento de um assistência técnica é fundamental, afinal elas garante que problemas e defeitos sejam prevenidos e quais medidas de correção devem ser tomadas.
Contar com uma mão da tecnologia e com processos automatizados pode ser uma ótima ideia, pois será possível evitar erros e falhas humanas na prestação do serviço.
Além disso, a ocorrência de falhas pode ser evitadas, caso o produto/serviço for revisado regularmente.
Tipos de assistência técnica
Separamos para você a diferença entre a assistência técnica especializada e a autorizada. Confira.
Assistência técnica especializada
Uma assistência técnica especializada é quando a própria empresa presta serviços de manutenção e prevenção.
Assistência técnica autorizada
Já a assistência técnica autorizada é quando o fabricante ou prestador de serviço autoriza outros estabelecimentos a prestarem esse serviço.
Além disso, na venda do produto/serviço é preciso que o telefone ou e-mail da assistência técnica autorizada seja disponibilizado ao cliente.
Dicas para implementação de uma assistência técnica
Se você deseja implementar um sistema de assistência técnica, acompanhe as dicas que separamos para uma implementação.
Esteja pronto para ouvir
É muito importante que você esteja sempre pronto e disposto a ouvir o seu cliente para compreender as suas dificuldades e reclamações.
Procure sempre atendê-lo com profissionalismo e cordialidade.
Divulgue maneiras de contatá-la
Procure conhecer e divulgar para todos os colaboradores da sua empresa sobre a sua assistência técnica.
Dê características e maneiras de entrar em contato com ela, assim não haverá dor de cabeça ao precisar entrar em contato com a sua assistência técnica.
Estabeleça os canais
É fundamental que você estabeleça canais diretos com os seus cliente. Opte pela contratação de pessoas para essa parte. Utilize email, telefone ou um site.
Dê o diagnóstico preciso
Efetue um diagnóstico preciso e ágil em relação ao problema do seu cliente e apresente uma solução rápida e eficaz como resposta.
Fique atento ao tempo de resposta
É preciso que você fique atento ao tempo de resposta para um pedido de assistência.
Quanto maior a reclamação ou falha no produto/serviço do cliente, mais rápida deverá ser a sua solução.
Atualmente o consumidor exige mais do mercado, o que inclui tranquilidade no produto/serviço adquirido.
Um serviço de assistência técnica pode lhe colocar um passo à frente dos concorrentes, afinal você vai atender suas necessidades e reparar possíveis erros.
Você precisa ter consciência de que um bom sistema de assistência técnica torna-se compensador quando comparado com o número de vendas que você poderia perder sem ele.
Esperamos que tenha gostado e, para continuar acompanhando nossos conteúdos, fique de olho no nosso blog, clicando AQUI.
Deixe um Comentário