A sigla CRM significa “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
CRM refere-se a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente.
Mas por que implementar essa estratégia no seu negócio? Quais as vantagens? É realmente importante? É o que você vai descobrir no decorrer deste texto; vamos lá?!
Um CRM na sua empresa pode trazer diversos benefícios dependendo dos objetivos que se tem.
Hoje, separamos cinco benefícios do CRM para você conhecer melhor.
Aumento da produtividade
A tecnologia empregada em um sistema CRM atua para que atividades cotidianas sejam feitas com maior velocidade e eficiência.
A equipe não ficará presa a planilhas, agendas e um monte de papéis espalhados para encontrar a informação necessária.
Com um sistema de CRM todos as informações estão em um único lugar e são atualizadas em tempo real, para que qualquer um da equipe saiba dar continuidade ao atendimento de determinado cliente.
A plataforma ajuda também a manter uma rotina mais organizada e evita que os usuários esqueçam compromissos, já que o sistema notifica a todos os compromissos cadastrados.
Aumento do Ticket Médio
O software centraliza as ações de venda nas necessidades do cliente para solucionar problemas.
Conforme são resolvidos, a empresa aperfeiçoa-se nos argumentos de vendas e torna-se especialista na solução.
Em outras palavras, agrega-se valor ao produto, ocorre a valorização da empresa e, consequentemente, aumenta-se o Ticket Médio.
Aumento da assertividade
Com base nos dados que se vai obtendo e juntando sobre cada cliente, cada proposta, cada fechamento da venda e oportunidades, o CRM identifica etapas que não convertem, além da perda de oportunidades, para que o gestor analise e modifique-as trazendo melhorias para o processo.
Relacionamento com o cliente
Quando a empresa é pequena, é fácil saber o nome de cada cliente, seus gostos, onde moram. Mas o mesmo não acontece com empresas grandes que possuem muitos clientes, não tendo como o vendedor saber todas essas informações decor.
Com a adoção do Customer Relationship Management, as informações estarão todas em um só lugar e toda vez que alguém da equipe entrar em contato com aquele cliente já saberá o que foi resolvido ou não no seu processo de compra.
Ao tratá-lo com familiaridade, o cliente terá uma reação positiva em relação à sua marca e isso fortalecerá seu relacionamento com ele.
Facilita a tomada de decisão
Ao implementar uma plataforma CRM, você passará para a fase de alimentação da mesma, onde todas as informações que sua equipe tem sobre os clientes será importada.
Com o passar do tempo, o volume de dados será grande e a análise dos dados se transformará em informação útil para tomadas de decisão para sua estratégia, graças aos cruzamentos de dados que obterá através do programa.
As tomadas de decisões estratégicas fundamentadas em dados e informações têm muito mais chance de sucesso.
Estratégia e planejamento
Para ter todos esses benefícios com a ferramenta é necessário ter um planejamento para a sua implementação, além de definir os objetivos que a organização pretende obter com o seu uso, analisando também as necessidades da empresa e se a ferramenta pode ajudar a supri-las.
Durante essa análise, é necessário estruturar algumas perguntas sobre o ambiente interno e externo da empresa.
A empresa está preparada para mudar a cultura empresarial (foco no cliente)? É uma das perguntas que deve ser respondida.
Outro passo importante a se pensar na fase de planejamento é definir quem serão os responsáveis por cada área, mesmo que a equipe como um todo usará o CRM; definir quem serão os responsáveis é importante para manter a organização.
E por fim, mas muito importante é definir a ferramenta que será usada com base em tudo que foi planejado e estudo para obter os melhores resultados, afinal será através da ferramenta que se conseguirá o desempenho desejado ou não.
Existem diversas opções no mercado. Existem CRM’s focados em marketing, em vendas, em suportes; por isso a estratégia e o planejamento são tão importantes e necessários.
E então, com todas essas vantagens e dicas extras de planejamento, agora é só estudar a melhor forma de implementar um CRM na sua empresa e construir um relacionamento mais próximo com seu cliente.
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